sexta-feira, 29 de outubro de 2021

[0029] Uma nova escultura de João Duarte, no Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento, desde 28 de Outubro de 2021

No âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário e dos 165 anos do Caminho de Ferro em Portugal, foi inaugurada uma escultura de João Duarte, no Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento em 28 de outubro de 2021. Esta peça escultórica pretende representar o caminho de quase dois séculos da ferrovia em Portugal, numa relação que se deseja cada vez mais estreita entre a comunidade, a arte e o Comboio como meio de transporte mais sustentável.

Caracterização da obra, feita pelo escultor:

Caminhamos pela estrutura desta escultura para desfrutar e compreender tanto seu aspeto externo como sua forma global, bem como o jogo de luzes e sombras que envolvem seu volume.

Foi isto que quis representar nesta escultura com o título “165 Anos do Caminho de Ferro em Portugal”.

Define-se pela utilização de formas de cariz abstrato e de matérias e técnicas ligadas à indústria, pouco convencionais às práticas tradicionais da Escultura. 

Desenvolvi linguagens plásticas na geometrização e simplificação através de formas estilizadas.

Utilizei a simplificação, menos explícita nas representações desta peça através de formas elementares, revelando um carácter geométrico, minimal e abstrato das formas.

Através de planos, linhas, e volumes geométricos, representa por meio de uma síntese a temática do caminho da linha férrea.

Ou seja, represento sinteticamente as imagens principais do tema, reduzindo a sobrecarga de elementos, para que a mensagem seja facilmente entendível, por elementos diretos e concretos com uma evidência visual do elemento original.

Esta linguagem de simplificação das formas tem uma tendência técnica explicitamente construtiva.

João Duarte

Escultor

Sem comentários:

Enviar um comentário