O “Wall Relief N.º 1” de Henry Moore, perto da Estação Central de Rotterdam, é uma peça única na carreira do artista, sua única obra em tijolo. A escultura de parede foi temporariamente removida porque um novo edifício foi erguido no local. O historiador de arquitetura Wouter Vanstiphout fala sobre a história e o futuro da peça.
Sobre o "Wall Relief N.º 1"
O tijolo “Wall Relief N.º 1” que adorna a fachada do antigo Bouwcentrum (Building Center) em Rotterdam desde 1955 foi projetado por Henry Moore. O relevo é composto por aproximadamente 16.000 tijolos esculpidos à mão. Dois mestres pedreiros levaram 1200 horas ao longo de quatro meses para concluir o trabalho.
O padrão de elementos geométricos - blocos horizontais com círculos na parte superior e inferior e elementos verticais lineares à esquerda e à direita - forma uma espécie de borda. Esta borda é interrompida em alguns pontos para que não tenha o caráter de um quadro.
A composição é menos estruturada no centro, onde cinco formas orgânicas foram frouxamente justapostas. Eles evocam corpos ou plantas e pedras gradualmente polidas pela água, areia e vento.
Reconstrução
Desde 2010, o antigo Bouwcentrum (Building Center), mais tarde chamado Weena Point, foi demolido. O atelier de arquitetura De Architecten Cie. ganhou uma licitação para um novo prédio no mesmo local. O “Wall Relief N.º 1” será reintegrado na nova fachada.
Sem comentários:
Enviar um comentário